Buscar

SUPERDOTAÇÃO E ALTAS HABILIDADES DISCURSIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	O conceito de inteligência emocional tornou-se mais rico após as pesquisas de Peter Salovey, que, utilizando as contribuições de Gardner sobre as inteligências pessoais, detalhou o modo de relacionar inteligência às emoções, definindo assim de modo preciso o que seria uma inteligência emocional. Na base de sua definição, ele amplia aptidões, vinculadas à inteligência emocional, em cinco domínios principais. Estes domínios são: conhecer as próprias emoções, lidar com emoções, reconhecer emoções nos outros, motivar-se e lidar com relacionamentos. Disserte sobre cada um destes cinco domínios.
	Resposta Esperada:
O domínio do conhecer as próprias emoções refere-se à possibilidade de autocompreensão que o sujeito pode obter discernindo suas emoções e exercendo controle sobre os seus sentimentos. A autocompreensão vinculada às emoções oferece ao indivíduo a capacidade de não ser dominado pelos seus sentimentos. Com essa capacidade, é possível estabelecer relações pessoais mais saudáveis e melhor direcionadas.
No domínio de lidar com emoções está presente a capacidade do indivíduo de regular emoções negativas que poderiam incapacitá-lo. Esta capacidade evita o esforço esgotante do sujeito que não consegue escapar das emoções negativas, que poderiam conduzi-lo a sentimentos de desespero.
O domínio do motivar-se só ocorre se o individuo conseguir focar sua atenção, usando suas próprias emoções para estabelecer metas que o automotivem e lhe estimulem a criatividade.
Reconhecer emoções nos outros é o domínio do que chamamos de empatia. Esta é a habilidade de sintonizar com os outros, identificando detalhes sutis de seus sentimentos, que pode conduzir ao entendimento e compreensão dessas experiências.
No domínio de lidar com relacionamentos, encontramos qualidades de liderança e eficiência interpessoal que emerge da capacidade do indivíduo de lidar com as emoções de outros indivíduos.
	2.
	A flexibilização-aceleração é uma das modalidades de ensino possíveis de serem utilizadas com pessoas com altas habilidades/superdotação. Podemos sintetizar esta modalidade dizendo que ela consiste em que o aluno cumpra o programa escolar em menos tempo. Há várias formas de aplicar a flexibilização-aceleração no contexto escolar. Explique ao menos três formas de aceleração.
	Resposta Esperada:
São várias as formas de aceleração como modalidade de ensino. A escola poderá permitir a entrada na fase seguinte do processo educativo antes do tempo regular ou até mesmo saltar séries escolares, de acordo com o conhecimento adquirido pelo indivíduo em questão. Caso o aluno apresente um desempenho muito acima da média em apenas uma ou outra disciplina, mas não em todas, então poderá ser realizada a aceleração por disciplina, na qual o aluno frequentaria séries mais adiantadas somente em determinadas disciplinas. 
Outra estratégia utilizada é o agrupamento vertical, no qual o aluno é inserido em um contexto onde indivíduos de várias classes e idades interagem em atividades, permitindo que os alunos mais novos interajam com outros alunos mais avançados. Além do agrupamento, poderão ser oferecidos cursos especiais extraclasses que enriqueçam conhecimentos curriculares específicos ou até mesmo estudos paralelos, como cursar os ensinos fundamental e médio simultaneamente ou cursos paralelos.
Alguns, ao invés do estudo paralelo, realizam os estudos compactados, em que o aluno completa o currículo normal em metade ou terça parte do tempo previsto. Planos de estudo auto-organizados são também eficientes quando o aluno finaliza uma atividade muito tempo antes dos outros alunos, ocupando-se assim no momento de espera em atividades e projetos de seu interesse.
Em outros casos, o melhor recurso é usar um especialista como mentor, para ajudar o aluno em áreas específicas de interesse. Essa mentoria pode ocorrer na escola ou fora dela.

Mais conteúdos dessa disciplina