Buscar

ATV 1 Gestão de Marcas

Prévia do material em texto

NOTA: 9,20
ATV 1 GESTÃO DE MARCAS 
No curso da unidade, aprendemos a importância dos símbolos na criação e no desenvolvimento de uma marca. Conforme estipulado por Wheeler (2019, p. 14), estes símbolos são uma forma de comunicação rápida da sociedade, e as marcas podem utilizá-los para influenciar em suas memórias, atitudes e preferências.   
 
Observando o processo de criação de valor para os clientes, estes símbolos podem agir como catalizadores do processo, fazendo com que confiança, relevância, conhecimento e, finalmente, valor, sejam agregados ao consumidor de maneira muito mais rápida. Basta lembrarmos marcas famosas, como a Coca-Cola e o Google, que não precisam de mensagens extensas para serem lembradas pelo público comum. 
 
Referência: WHEELER, Alina. Design de Identidade da Marca: Guia Essencial para Toda a Equipe de Gestão de Marcas. 5ª ed. Bookman editora, 2019. 
 
Dada a importância da simbologia para a gestão de marcas, aponte os três pontos relevantes de um símbolo descritos por Wheeler (2019) e citados na unidade 1, tal qual o nível de importância relativo entre eles. Utilize também exemplos de marcas que utilizam mais fortemente cada um destes pontos. 
A criação de uma marca é um processo complexo, criativo e especial. Quando digo especial, refiro-me a algo que tem que ter por objetivo a identificação da empresa (produto ou serviço) e também focado no encantamento do cliente, algo que faça seus olhos brilharem e consequentemente desejarem tal produto. A Marca é identidade da empresa, vulgo a sua cara. 
Para falarmos sobre Marca, é de extrema importância citarmos Formas, Cores e Conteúdo, que no meu entendimento, são:
Formas são objetos, símbolos, desenhos que nos remetam à marca assim que a visualizamos, mesmo que não haja mais informação alguma. Exemplo: a maçã mordida da Apple, os touros se enfrentando da Red Bull, a “vírgula” da Nike.
As Cores tem um lado mais complexo referente a psicologia. Azul inspira confiança, laranja nos remete a algo agradável, amigável; o verde, tranqüilidade, prosperidade e consequentemente dinheiro. Vermelho está ligado à emoção, paixão. E por aí vai. Eu acredito que, de posse dessas informações, muitos gestores solicitaram a criação de suas marcas impondo a cor que lhe favoreça o negócio. Exemplo: o retângulo vermelho com a setinha branca do Youtube, o círculo verde do Whatsapp, o X branco e laranja da Caixa Econômica Federal. Um ótimo exemplo aconteceu dentro da minha casa, mais precisamente dentro do meu carro, foi meu filho de apenas 2 anos e meio, que não sabe ler nem escrever, mas quando vê o M amarelo gigante do Mc Donalds bate até palminha.
O quesito Conteúdo é mais simples, porém não menos importante e criativo. A marca vem literalmente escrita, simples assim, mas na maioria das vezes com algum ponto forte pra chamar atenção. A Ifood, por exemplo, em baixo do nome tem uma seta que dá a idéia de rapidez. A Samsung só vem a palavra escrita, mas suas letras e contornos já são um marco. Mas pra mim a melhor é a Amazon, que abaixo de seu nome sai uma seta da letra A indo em direção até a letra Z, e essa seta parece um sorriso que indica a satisfação dos clientes com a variedade de seus produtos, que vão de A à Z.
Para finalizar, vale ressaltar que gosto muito desse tema e acho de suma importância que todas as empresas, por menorzinhas que fossem, tivessem sua marca, pois no meu ponto de vista, identificação é tudo!

Mais conteúdos dessa disciplina