Buscar

As funções racionais possuem diversas aplicações em diversos estudos de fenômenos modelados matematicamente, de forma que o conhecimento da regra d...

As funções racionais possuem diversas aplicações em diversos estudos de fenômenos modelados matematicamente, de forma que o conhecimento da regra de integração de funções racionais por frações parciais é essencial para o bom aproveitamento dos conceitos estudados. Considerando essas informações e seus conhecimentos sobre regras de integração de funções racionais por frações parciais, é correto afirmar que:
I. f(x) = cos(x)/sen(x) é uma função integrável pelo fato de ser possível aplicar o método das frações parciais ou fazer alguma outra substituição para sua resolução.
II. Funções racionais podem ser expressas como a soma de frações mais simples, chamadas frações parciais, as quais são mais fáceis de se integrar.
III. Sendo f a função racional tal que f(x) = P(x)/Q(x), então f pode ser expressa como uma soma de frações parciais desde que o grau de Q seja menor que o grau de P.
IV. g(x) = (x+5)/(x² + x - 2) pode ser reescrita como g(x) = 2/(x-1) – 1/(x+2).
a) II e III.
b) II e IV.
c) I e III.
d) III e IV.
e) I, II e IV.

Essa pergunta também está no material:

AOL 1 a 4 Cálculo Integral
22 pág.

Calculo Integral e Séries Faculdade Maurício de Nassau de Lauro de FreitasFaculdade Maurício de Nassau de Lauro de Freitas

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra b) II e IV. A afirmativa I é falsa, pois a função f(x) = cos(x)/sen(x) não é uma função racional, já que sen(x) não é um polinômio. A afirmativa II é verdadeira, pois funções racionais podem ser expressas como a soma de frações mais simples, chamadas frações parciais, as quais são mais fáceis de se integrar. A afirmativa III é verdadeira, pois se o grau de Q(x) for menor que o grau de P(x), então a função racional pode ser expressa como uma soma de frações parciais. A afirmativa IV é verdadeira, pois a função g(x) pode ser reescrita como g(x) = (x+5)/[(x-1)(x+2)] = 2/(x-1) – 1/(x+2). Portanto, a alternativa correta é a letra b) II e IV.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais