Buscar

Metodologia do Ensino da Linguagem - AOL 4

Prévia do material em texto

Metodologia do Ensino da Linguagem
Avaliação (AOL4) – Questionário
1. Pergunta 1
/1
O livro didático (e, por que não, o paradidático) deve ser considerado um material de apoio ao trabalho do professor em sala de aula. Assim, assinale a única alternativa que NÃO condiz com os objetivos de uso dos livros didáticos e paradidáticos em sala de aula.
Ocultar opções de resposta 
1. 
· O livro didático deve ser o orientador do programa de ensino, garantindo a sequência dos conteúdos a serem ensinados.
· Resposta correta
2. 
O livro didático deve promover o diálogo, a interação entre o conhecimento e o aluno, transpondo o conhecimento acadêmico, conceitual para uma modalidade didática.
3. 
A metodologia e a prática pedagógica do professor devem se constituir a partir de outras fontes, como a sua própria formação, as suas experiências e outros materiais didáticos, além do livro didático.
4. 
Os livros paradidáticos auxiliarão no desenvolvimento e aprofundamento dos conteúdos trabalhados em sala de aula.
5. 
O livro paradidático deve ser uma ferramenta para incentivar a leitura no meio escolar, tanto entre as crianças quanto entre os adolescentes.
2. Pergunta 2
/1
É notória a importância de se trabalhar a língua falada, a leitura e a escrita de forma contextualizada e interligada. Assim, analise as afirmativas abaixo, acerca dessa questão, identificando-as como verdadeiras ou falsas. Em seguida, assinale a alternativa correta. 
I – A fala e a escrita são modalidades diferentes e cada uma se destina a um determinado objetivo de uso. 
II – As manifestações da língua falada são idênticas às da escrita, não sendo necessário fazer alterações no caso de transposição de uma para a outra modalidade. 
III – A língua falada desempenha o papel de promotora de identificação social, sendo, por isso, fundamental a valorização das variações linguísticas. 
IV – A oralidade é peça-chave na comunicação entre os jovens, uma vez que é a principal forma pela qual o jovem se expressa. 
V – A importância da modalidade escrita revela-se para criança ao ingressar na escola e com o início do processo de alfabetização.
Ocultar opções de resposta 
1. 
· Apenas as afirmativas II e IV são falsas.
· Resposta correta
2. 
Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.
3. 
Todas as afirmativas são falsas, exceto a III.
4. 
São falsas as afirmativas II, III e IV.
5. 
Todas as afirmativas são verdadeiras.
3. Pergunta 3
/1
Em relação aos livros paradidáticos, que auxiliarão no desenvolvimento dos conteúdos e no incentivo à leitura, algumas questões também devem ser consideradas pelo professor no momento da escolha para o trabalho em sala de aula. Assim, assinale a alternativa que apresenta os pontos a serem considerados na escolha do livro paradidático.
Ocultar opções de resposta 
1. 
· Escolher livros que estejam inseridos no contexto do trabalho da sala de aula e que tenha relação com o contexto social do aluno, gerando identificação e representatividade para o grupo.
· Resposta correta
2. 
Os livros paradidáticos devem ser escolhidos pelos estudantes de acordo com o seu interesse, sem intervenção do professor ou da Escola.
3. 
Escolher apenas livros que fazem parte da coletânea dos clássicos da literatura brasileira.
4. 
Indicar livros que tratem de contextos desconhecidos para os estudantes, bem como não se relacionem à sua realidade.
5. 
Seguir a lista de livros paradidáticos fornecida pela coordenação pedagógica da Escola.
4. Pergunta 4
/1
De forma geral, não existe livro didático perfeito, mas algumas questões devem ser consideradas pelo professor no momento da escolha de qual livro será adotado para o trabalho em sala de aula. Assim, assinale a alternativa que apresenta divergência em relação aos pontos a serem considerados na escolha.
Ocultar opções de resposta 
1. 
Deve-se observar a estrutura de apresentação do conteúdo, pois os livros costumam ser estruturados em capítulos, unidades de ensino ou eixos temáticos.
2. 
· Considerar a presença de muitas listas de exercícios que contribuem para a fixação dos conteúdos.
· Resposta correta
3. 
Um outro ponto relevante refere-se à presença da interdisciplinaridade, para que se possa promover uma visão global do conhecimento, sem barreiras entre as disciplinas.
4. 
É muito importante relacionar as questões relativas ao perfil do grupo de estudantes com os objetivos do seu planejamento e à proposta do livro.
5. 
É fundamental que haja uma identificação, por parte do professor, com a abordagem e com as estratégias didáticas apresentadas pelo livro.
5. Pergunta 5
/1
Para Marcuschi (2002), não há grandes diferenças entre gênero do discurso e gênero textual. Assim, assinale a única alternativa que NÃO apresenta características típicas de gênero textual.
Ocultar opções de resposta 
1. 
Texto padronizado em um contexto comunicativo.
2. 
Apresenta indícios de sociointeração.
3. 
· Dinâmico, abrangente e heterogêneo, porque pode integrar mais de dois gêneros.
· Resposta correta
4. 
Texto materializado.
5. 
Constitui-se sócio-historicamente.
6. Pergunta 6
/1
Bakthin (2003) afirma que “Todas as esferas da atividade humana, por mais variadas que sejam, estão sempre relacionadas com a utilização da língua”. Dessa forma, o autor concebe que o ensino de língua portuguesa deve ocupar-se de:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Estudar a evolução das descobertas acerca da linguagem e sua relação com os fatos históricos.
2. 
Estudar todas as normas linguísticas que definem a aplicação da linguagem.
3. 
· Promover o estudo do uso efetivo da linguagem, bem como usar a linguagem para fazer as coisas no mundo, aplicando o conhecimento linguístico.
· Resposta correta
4. 
Estudar as temáticas propostas pelos autores clássicos, como Machado de Assis.
5. 
Promover o estudo da construção de frases.
7. Pergunta 7
/1
Em sala de aula, o professor pode dispor de diversos materiais de apoio para o processo pedagógico, dentre eles, os livros didáticos e paradidáticos. Analise as características abaixo descritas e identifique a única que NÃO se refere ao livro paradidático. 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Despertar o interesse pela leitura e o prazer de ler.
2. 
Incentivar a leitura no meio escolar, proporcionando o contato com outras culturas, com histórias variadas, bem como exercitar a cidadania.
3. 
· Precisa garantir a comunicação do conhecimento de forma eficaz para o aluno. Linguagem direcionada e adaptada ao objetivo a que se destina. 
· Resposta correta
4. 
Auxiliar o ensino e a aprendizagem por meio de uma leitura individual e facultativa.
5. 
Aprofundar ou ampliar um determinado tópico ou tema do conteúdo de alguma disciplina.
8. Pergunta 8
/1
A escola é considerada uma das entidades mais influentes na formação de uma pessoa. Nela e, implicitamente, nos livros que utiliza, é possível criar condições para o desenvolvimento da capacidade de uso eficaz da linguagem. Assim, assinale a alternativa que NÃO contempla sugestões de atividades adequadas de leitura e escrita.
Ocultar opções de resposta 
1. 
· Não é necessário fazer atividades de síntese após ou durante o processo de leitura. O aluno deve somente fazer a leitura individual e tirar as suas próprias conclusões.
· Resposta correta
2. 
Transposição de textos orais para a escrita.
3. 
É interessante explorar materiais impressos do tipo urbano e doméstico com as crianças maiores e com os adolescentes.
4. 
Utilizar vários gêneros textuais para a identificação da finalidade da comunicação.
5. 
A leitura de histórias em voz alta para crianças pequenas auxilia no desenvolvimento do vocabulário, na compreensão de conceitos e no conhecimento da linguagem escrita dos livros.
9. Pergunta 9
/1
Assinale a alternativa que apresenta os termos adequados para completar a seguinte afirmação: 
“O livro ____________ se destina a servir de instrumento de trabalho para o __________e de apoio na aprendizagem do ___________. Apresenta uma linguagem direcionada e adaptada para garantir a comunicação do _____________ de forma eficaz”.
Ocultar opções de resposta 
1. 
Didático – aluno– professor – fato.
2. 
Paradidático – professor – aluno – fato.
3. 
Paradidático – aluno – professor – fato. 
4. 
· Didático – professor – aluno – conhecimento.
· Resposta correta
5. 
Paradidático – aluno – professor – conhecimento.
10. Pergunta 10
/1
Com o avanço dos estudos da Linguística Textual, trabalhar com os gêneros textuais tornou-se tarefa indispensável nas aulas de Língua Portuguesa. No entanto, nem sempre foi assim. Antes se dava demasiada atenção às formas linguísticas e não aos textos em que elas estavam inseridas. Assim, analise a única alternativa que diverge das concepções sobre o trabalho com os gêneros na sala de aula.  
Ocultar opções de resposta 
1. 
A ideia da construção do que é gênero deve nortear o objetivo do aluno. Assim, ele por si próprio verificará como pode produzir, qual é o gênero mais adequado para cada produção e também o seu valor de significação para atingir dado público-alvo.
2. 
“A cada linguagem correspondem códigos específicos, mais estáveis, sem perder de vista que a linguagem se atualiza na prática.” (RIO GRANDE DO SUL, 2009). A partir dessa concepção de uso da linguagem, se pensa que no ensino de português se deve “Promover experiências que possibilitam a prática e o diálogo com as linguagens”. Ou seja, “Apropriar-se de gêneros através das leituras e da produção textual” (RIO GRANDE DO SUL, 2009).
3. 
Saber produzir textos de diferentes gêneros significa dominar práticas letradas que fazem parte de nossa sociedade. Além de produzir textos adequados aos propósitos comunicativos, é importante também ser capaz de revisar o próprio texto tendo como pauta os recursos ortográficos e os objetivos a que se propõe.
4. 
· O estudo dos gêneros textuais é muito importante. É claro que os professores devem ater-se apenas àqueles gêneros textuais com os quais os alunos já tiveram algum tipo de contato. É importante observar se tais gêneros fazem parte do universo estudantil, pois, do contrário, isso poderá causar aversão e desinteresse nos alunos, prejudicando suas aprendizagens.
· Resposta correta
5. 
Nas séries iniciais, primeiro se apresentava as informações separadas para que, quando o aluno soubesse ler e escrever, ele fosse apresentado ao gênero. Todavia, os gêneros fazem parte da vida da criança desde sempre. Ela entra em conta com eles, por exemplo, ao ver uma receita, uma lista de compras de mercado, uma lista de material escolar, ao deixar um recado para o pai ou a mãe, ou até mesmo ao fazer um cartão de aniversário ou de Natal.