Buscar

Remuneração Executiva e Geração de Valor

Prévia do material em texto

Resenha
	Identificação
	Disciplina
	Gestão de Cargos e Salários
	Professor
	
	Aluno (a)
	
	Unidade
	
	Telefone
	
	e-mail
	
	Análise do Texto
	Título do Texto
	Remuneração Executiva e Geração de Valor
	Autor (es)
	FwC e FGV/EAESP
	Palavras-Chave do Texto (no máximo 4 palavras)
	Remuneração
	Valor
	Sustentabilidade
	Gestão
	Apreciação Crítica
	 O texto lido aborda sobre a terceira edição, no ano de 2017, de um estudo realizado pela FwC e FGV/EAESP denominado Remuneração Executiva e Gestão de Valor. Sua amostra foi composta por 146 empresas que compõem o Índice de Governança Corporativa e analisou as informações publicadas nas demonstrações financeiras e nos relatórios de referência entre 2010 e 2015. A remuneração executiva é algo presente no debate sobre como garantir a geração de resultados sustentáveis. É importante que seja feita uma reflexão sobre os modelos de incentivos presentes na economia para dessa forma impulsionar o crescimento das empresas na direção correta, que alinhe crescimento, rentabilidade e ética, criando valor para a sociedade. Essa terceira edição busca aprofundar os conhecimentos quanto aos modelos de remuneração dos executivos das empresas que geraram valor. Seu objetivo inicial, no ano de 2014, era avaliar a adequação dos modelos de remuneração executiva vigentes ao processo de geração de valor. Agora, busca-se também discutir caminhos para o melhor alinhamento das práticas de remuneração com os interesses dos acionistas e stakeholders. Nesse ano de 2017, foram selecionadas algumas empresas em destaque e realizaram entrevistas com seus representantes em nível executivo. 
 As principais conclusões obtidas a partir do estudo foram as seguintes: as empresas que geram valor remuneram melhor o executivo e o acionista em longo prazo mesmo com a crise existente; as políticas descritas indicam um alto grau de padronização nos modelos de remuneração; remuneração e crescimento caminham na mesma direção; o alinhamento entre remuneração e lucratividade é maior nas empresas que geram valor; modelos de governança corporativa precisam aprimorar o tratamento da remuneração executiva. 
 Portanto, esse estudo nos mostra a necessidade de ajustes nas práticas de remuneração e também nos modelos de gestão das empresas com o objetivo de priorizar a geração de valor e a sustentabilidade econômica. Essa busca por uma cultura de resultados que visam à geração de valor se manifesta, por exemplo, através do treinamento dos profissionais da empresa, dos rituais de gestão da equipe e da comunicação interna. Explicita-se também que os resultados empresariais positivos estão relacionados à maneira como a empresa agrega sua estratégia de negócios, seu modelo de gestão e suas práticas de remuneração. Por sua vez, o crescimento não garante prosperidade econômica, não gerando valor historicamente para a empresa. Deve existir um crescimento com lucratividade econômica e um uso inteligente do capital empregado, que são princípios básicos da gestão baseada em geração de valor. Contudo, o comportamento observado na relação entre remuneração e lucratividade mostra que precisa-se de ajustes nos modelos de remuneração existentes atualmente.

Mais conteúdos dessa disciplina