Buscar

O jogo não é visto pelos adultos como um conjunto de atividades práticas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O jogo não é visto pelos adultos como um conjunto de atividades práticas, apenas é aceito como atividade infantil. Desse modo, o mundo adulto confere ao lúdico apenas uma importância parcial, secundária e temporalmente localizada em determinada etapa do desenvolvimento infantil. Com base no exposto, disserte sobre os jogos e brincadeiras e sua importância para as crianças.Da uma ajudinha curte salva comenta compartilha o arquivo
Resposta esperada
Os jogos, em sua modalidade corporal, as brincadeiras, marcados pela gestualidade rítmica incessante (corridas, competições, jogos de esconder etc.), por enleios ou formas mais serenas de diversão (brincadeiras de casinha, jogos com bonecas, passar o anel etc.), bem como na modalidade linguística (como nos conhecidos jogos com palavras, trava-língua etc.), o lúdico, portanto, cumpre a tarefa ordeira de facilitar a internalização de regras sociais pela criança
Minha resposta
Os jogos e brincadeiras tem a capacidade de proporcionar as crianças um desenvolvimento de diversas habilidades, físicas, mental, intelectual, coordenação, imaginação, socialização, experiências de convivências, aprendendo regras, ações e trabalho em grupo, extraindo conhecimentos de suas vivencias, superando desafios e dificuldades, ainda contribuindo em seu desenvolvimento critico. No meio educacional os jogos e brincadeiras também tem seu espaço garantido, onde através da metodologia lúdica o professor possibilita ao aluno uma aprendizagem descontraída sem tantas cobranças porém com resultados significativo e de qualidade. Jogos e brincadeiras independentes do lugar onde ocorram devem ser valorizados e respeitados por por meio dos mesmos são proporcionados resultados significativos para as crianças que se apropriam de diversos conhecimentos contribuindo assim na formação de cidadãos críticos e autônomos no meio social.
Retorno da correção
Parabéns, acadêmico(a)! Sua resposta se aproximou dos objetivos da questão, mas poderia apenas ter apresentado mais argumentos acerca dos conteúdos disponibilizados nos materiais didáticos e estudos. Confira no quadro "Resposta esperada" a sugestão de resposta para esta questão.
2Na escola, contar histórias constitui um recurso de sensibilização para o mundo da leitura e que leva o aluno ao contato com novos saberes. Nesse sentido, em que medida a contação de histórias pode contribuir para a formação de leitores?
Resposta esperada
A contação de histórias estimula o ler literário e propicia o encontro (virtual) entre as crianças e quem produziu as histórias. Além disso, a contação de histórias favorece o desenvolvimento das habilidades de escuta e oralidade. Tal atividade poderá ser proposta no intuito de exercitar a leitura, lendo livros inteiros, por exemplo. Nesse sentido, o professor deverá ter o cuidado de dosar a leitura, planejando o número de páginas a serem lidas por dia, sendo que tal procedimento provoca certo suspense a respeito da história.
Minha resposta
A contação de histórias tem grande contribuição no incentivo de futuros leitores. Com uma capacidade de ir além de um espaço por meio da imaginação, a contação de historias tem a capacidade de desenvolver a oralidade, escuta, estimula o desenvolvimento psicológico e moral, enriquece o vocabulário, amplia o mundo de ideias e aumenta o conhecimento, ainda faz com que a criança possa viajar por meio da imaginação. Nesse processo o professor ou responsável pela contação deve analisar e planejar como vai ser realizada, podendo acontecer com a leitura do livro inteiro ou por quantidades de páginas como planejado, porém e de extrema necessidade que se possa se prender a atenção dos alunos e despertar a curiosidade e o gosto pela leitura.