Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROBIÓTICOS E PREBIÓTICOS 
DEFINIÇÃO:
Probióticos são microrganismos que ao serem ingeridos proporcionarão benefícios à microbiota intestinal, vários são dos benefícios citados no consumo de probióticos temos tratamento e prevenção da diarreia, melhora da digestão da lactose, diminuição do colesterol sanguíneo e prevenção de câncer. 
Prebióticos são substancias presentes em determinados alimentos que não são digeridas e absorvidas pelo organismo humano, mas são aproveitadas pelos microrganismos probióticos presentes no intestino, os estimulando. Os prebióticos são carboidratos não digeríveis exemplos temos a Inulina e frutanos, classificados como fibras alimentares por suas características.
ONDE ENCONTRAMOS?
Os prebióticos encontram-se em fibras dietéticas, fécula de batata, tomate, cebola, banana, alcachofra, centeio, cevada, trigo e mel.
Os probióticos em sua grande maioria estão presentes em lacticínios como leite fermentado, iogurte , leite em pó e diversos tipos de queijo, além disso o produto em pó pode ser dissolvido em bebidas frias, sucos fortificados e alimentos de origem vegetal fermentados.
Ambos podem ser encontrados em forma de cápsulas.
Referencias 
Probiótico , Prebióticos e Simbióticos. Food Ingredients Brasil, Brasil, n. 17, p.59-65, 2011. Disponível em: <www.revista-fi.com>. Acesso em: 22 jun. 2018.
 BINNS, Nino. Probióticos , prebióticos e a microbiota intestinal. Bélgica: Ils Europe A.i.s.b.l, 2013. 44 p.
ANJO, D. ALIMENTOS FUNCIONAIS EM ANGIOLOGIA E CIRURGIA VASCULAR. Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, Brasil, N 3 , Vol 02 ,2014.

Mais conteúdos dessa disciplina