Buscar

ESTÁGIO GESTÃO E DOCÊNCIA FINALIZADO NILTON MAMEDES.docx

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL – UNINTER
NILTON MAMEDES, RU 1330151, TURMA B
ESTÁGIO SUPERVISIONADO – OBSERVAÇÃO E PRÁTICA: 
GESTÃO E DOCÊNCIA
SÃO FRANCISCO DO SUL
2018
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL – UNINTER
NILTON MAMEDES, RU 1330151, TURMA B
RELATÓRIO DE ESTÁGIO
Relatório de Estágio Supervisionado Observação e Prática: Gestão e Docência, apresentado ao curso de Licenciatura em Filosofia do Centro Universitário Internacional UNINTER.
SÃO FRANCISCO DO SUL, SC
2018
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO..............................................................................................................04
IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ESTAGIADA……………………...……….............05
2.1. CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA INSTITUIÇÃO…………………..............................05
2.2.DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO………..............06
2.2.1.CARACTERIZAÇÃO DA ESTRUTURA………………………………...……..…..........06
2.2.2.CARACTERIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA INSTITUIÇÃO ESTAGIADA…………………………………………………………………………...…..……...06
3. PLANO DE AÇÃO………………………………………………………………………..…....07
4.CONSIDERAÇÕES FINAIS……………………………………………………….……..…...10
REFERÊNCIAS……………………………………………..………………….….………..…....11
INTRODUÇÃO
O Estágio Supervisionado é a forma mais concreta de todo o processo da formação do futuro professor, ele oportuniza toda a base prática para que o mesmo tenha êxito, com ele o acadêmico se prepare para ser um m profissional.
 Assim o estágio se faz necessário, para que o acadêmico possa compreender os fundamentos teóricos e metodológicos da profissão docente em contato direto com o educacional, organizar e executar as etapas do estágio de modo a articular observação, inserção e docência, articular teoria e prática, visando o conhecimento e aperfeiçoamento da prática pedagógica, a partir das vivências no estágio curricular, elaborar e executar as atividades do estágio.
As informações coletadas para elaboração do presente relatório foi realizada na Escola Básica Municipal Waldemar da Costa, no CEJA (Centro de Educação de Jovens e Adultos), que tem por objetivo oportunizar para aqueles que não conseguiram finalizar seus estudos, conseguirem terminar, se formar em um menor período de tempo e com uma aprendizagem efetiva.
O presente relatório tem por objetivo relatar as atividades desenvolvidas durante o estágio supervisionado do curso em Licenciatura em Filosofia. O desafio para nós estudantes de licenciatura em Filosofia é mudar a forma de pensar e de ensinar e o estágio nos possibilitou.
Entre teoria e prática fundamentadas no texto de Pimenta e Lima (2004; p. 34). Nesta perspectiva, as autoras afirmar que “[...] no estágio dos cursos de formação de professores compreendam a complexidade das práticas institucionais e das ações praticadas por seus profissionais como alternativas no preparo para sua inserção profissional” (p.43).
Está etapa do estágio de observação e prática do contexto de gestão e docência, possibilitou ao estagiário a observação da prática efetiva do processo de gestão e docência, inserido o estagiário para que assim o mesmo pudesse observar e apreender como acontece todo esse processo.
Ao decorrer do desenvolvimento teremos os relatos de como aconteceu todo o processo de observação e prática do estágio supervisionado de gestão e docência.
2. IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ESTAGIADA
O Estágio Supervisionado – Observação e Prática: Gestão e Docência foi realizado na Escola Básica Municipal Waldemar da Costa, situada à Rua Willy Lehn, número 135, no bairro Água Branca, CEP 89240000, localizada na cidade de São Francisco do Sul, no estado de Santa Catarina. O contato com a escola pode ser realizado através do telefone (47) 3444-2792 e do e-mail Berna_sfs@hotmail.com. 
A escola oferta atendimento no Ensino Médio no período noturno. A instituição atende a um total de 100 alunos/as frequentando regularmente, não tem alunos/as em processo de inclusão. 
O estágio foi realizado no período de 20 de abril de 2018 a 20 de maio de 2018 no período noturno, sendo observado o contexto escolar, observação e prática de gestão e docência. 
2.1.CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA INSTITUIÇÃO
A escola é um espaço no qual tem por objetivo oportunizar aos alunos, conhecimento, compreensão de ser humano, enquanto ser social e político, formador de opiniões, capaz de viver em sociedade.
A instituição de ensino estagiada é uma instituição ao qual oportuniza aos estudantes o conhecimento, tendo uma tarefa mais difícil a cumprir, pois as pessoas que ali estão já tem uma vivência de vida cotidiana, a qual pode ter sido o motivo por não terem finalizados seus estudos anteriormente e agora estarem buscando essa oportunidade para se aprimorarem e aprenderem.
Assim a instituição oportuniza o conhecimento, visando o aprendizado do aluno, o desenvolvimento de suas potencialidades, bem como o contato com o saber de forma dinâmica e aguçando a busca por novos saberes.
O professor contribui com o seu saber, ensinando e motivando os alunos, buscando aguçar sempre o conhecimento, dando suporte para que consigam alcançar o objetivo proposto e aprender.
2.2.DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
2.2.1.CARACTERIZAÇÃO DA ESTRUTURA
A instituição dispõe de um espaço amplo, que oportuniza o desenvolvimento das atividades, conseguindo atender as necessidades dos alunos, para que ocorra o aprendizado com uma prática diversificada, capaz de proporcionar a assimilação, conhecimento como um todo. 
São 3 salas de aula, 1 sala de professores, 1 sala de coordenação/secretaria, com alguns computadores, que são utilizados pelos alunos e professores, biblioteca, 2 banheiros, nenhum adaptado, assim como o espaço no qual se destina a área do CEJA não possui adaptação para deficientes.
Como recursos pedagógicos a instituição dispõe de 01 aparelho de som, mapas, globos, 01 xérox, 01 retroprojetor, 6 computadores, 01 aparelhos de DVD, livros didáticos e 01 data show. Para consumo dos alunos e professores a escola dispõe de papel sulfite, papel crafite, fita crepe, pincel atômico e lápis de escrever.
A iluminação, ventilação, limpeza, do espaço são aspectos que a instituição preza, por ser um espaço com movimentação diária que requer a todo o momento manutenção para manter de acordo a proporcionar o conforto e a segurança aos alunos.
Os alunos são divididos em turmas que tem 20 a 25 em cada sala, sendo divididos por blocos, com turmas com período de conclusão dos estudos de 6 meses e outras com período de 1 ano e seis meses. 
2.2.2.CARACTERIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA INSTITUIÇÃO ESTAGIADA
A instituição nos dias atuais está sob a coordenação da Professora Maria Bernadete da Silva Passos, não possui orientador educacional. O corpo docente é formado por 13 professores que atendem o Ensino Médio.
A parte administrativa, bem como professores está sempre pronta a atender as necessidades que os discentes possuem, com cordialidade, estando aberta a novos desafios sempre visando o aprendizado efetivo dos alunos.
Todos os profissionais que atuam na instituição são formados e capacitados para tais funções, alguns formados recentemente, outros já atuam na área há mais tempo, mas todos de forma igualitária atendem aos alunos, sempre buscando esclarecimentos acerca das dúvidas e questionamentos que surgem, proporcionando o conhecimento aos estudantes.
Professores e alunos tem a troca de vivências, atitude, respeito mútuos, bem como atenção, necessária ao desenvolvimento das atividades, e nas dificuldades que ocorrem.
3. PLANO DE AÇÃO
Tema:
Leitura e Filosofia o mundo do conhecimento.
Justificativa:
A leitura nos leva a um mundo mágico de conhecimento, assim sendo de suma importância para o futuro professor, agregando um saber embasado, desempenhando um papel fundamental na vida do formando. Para o desenvolvimento deste processo os estudantes terão como base o livro didático, e através dele poderão aprofunda-setanto na linguística como no conhecimento literário. Ao observar as maravilhas da leitura navegamos num mundo de sonhos e imaginação. 
Objetivos:
*Oportunizar a prática da leitura, aguçando o saber, conhecer, aprender, assim contribuindo para que o aluno desperte o hábito de ler e sinta o gosto de navegar neste mundo mágico.
*Possibilitar o contato direto com textos reais, oportunizando uma boa leitura, para assim contribuir no desenvolvimento da prática de escrita, e também da prática pedagógica de ensino aprendizagem. 
*Contribuir para que os alunos percebam, o essencial do prazer através da leitura, com requisitos primordiais de uma ação. 
Proposta de Trabalho:
		
Será desenvolvido um banquete literário, onde serão apresentadas aos alunos obras literárias da Filosofia, buscando assim inseri-los dentro do contexto filosófico, conhecendo toda a história bem como seus precursores filosóficos.
Desenvolver um banquete literário é de suma importância para que o
plano seja colocado em prática, assim aguçando o saber nos alunos, e mostrar que através da leitura podemos nos aprimorar e descobrir novos horizontes. Desse modo lembrar que a leitura oportuniza um saber além, que sem ela estamos sem um “norte” fechados para a cultura e o aprender.
Através da leitura a busca pelo conhecimento se torna mais fecunda e embasada para uma formação contínua e abrangente. Esse plano visa oportunizar aos discentes o conhecimento do mundo filosófico, bem como saber a importância da leitura, serão utilizados fontes diversas de leitura, textos, livros, possibilitando a leitura em diversos meios e de formas diferentes. 
Assim conhecendo a importância de um banquete literário como
instrumentos teóricos e metodológicos, para ajudar nas práticas e no espaço
escolar juntos com os pedagogos e os docentes. 
 
Atividades 
*Leitura de textos, cada aluno fará a leitura de um trecho..
*Leituras, História em geral, Sociologia, Os pioneiros da filosofia, Literatura,textos que serão apresentados aos alunos.
*Explorar os textos escolhidos, para desenvolver as atividades.
Banquete Literário
 
*Oficina de história da Filosofia;
*Oficina de Sociologia;
*Oficina de conhecimentos gerais;
*Oficina de produção literária;
 
Todas as atividades serão desenvolvidas na sala de aula, com o objetivo de proporcionar aos alunos o contato com a leitura e o conhecimento em geral. Oportunizando análise reflexiva, e a formação de opiniões próprias, com base no que será apresentado aos mesmos. Mostrando o caminho a ser seguido sem interferências com liberdade de expressão, assim concluindo que através da cultura literária é que os alunos poderão obter o conhecimento necessário para desenvolver suas aptidões se tornando um cidadão consciente e responsável em meio a sociedade.
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Pode-se dizer que a observação foi um momento privilegiado de exploração e conhecimento no campo de estágio, uma maneira sutil de inserção do estagiário nesse espaço tão rico e complexo, que é a observação e a prática da condução do processo como um todo, não somente na sala de aula, como no dia-a-dia o contato com a parte pedagógica e da gestão de ensino, momento de grande valia o contato com a prática em si.
O período das observações da prática possibilitou a conhecer como se desenvolve todo esse processo pedagógico, de um ponto de vista privilegiado. Com base na experiência de observação, pode-se dizer que a metodologia e os procedimentos didáticos adotados são os fatores mais decisivos para o bom funcionamento do processo de condução do ensino; quanto mais atividades diversificadas e quanto mais convite a participação dos alunos nessas atividades acontecerem, maiores serão as chances de que o objetivo da aula seja alcançado.
Todo o trabalho apresentado mostrou-nos que o aprender e o contato com todo esse processo e as possibilidades estão sendo aproveitadas e a cada dia os desafios são vencidos. Assim esperamos que a Filosofia cumpra seu papel para com a formação do cidadão.
 
 
 
 
 
REFERÊNCIAS
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. “Estágio: diferentes concepções”, IN: Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2004. P. 33 – 57 (Coleção Docência em Formação; Séries Saberes Pedagógicos).
1
11