Buscar

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Sirlei Soares da Cunha (1083796)
	
	Disciplina:
	Políticas Educacionais (PED99)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:454443) ( peso.:1,50)
	Prova:
	13983109
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Ouve-se muito falar sobre a educação inclusiva, a qual em nosso país encontra-se em construção. Já possuímos uma caminhada frente a esta educação inclusiva, mas necessitamos nos constituir como parte deste movimento. Na LDB encontramos também os parâmetros que delineiam a conduta que implica ações e atitudes de todos os profissionais da educação. Estas condutas estão alinhadas para que possamos dar às crianças com necessidades especiais melhores condições de aprendizagem e de socialização. Sobre os parâmetros para este fim, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Manter as crianças em espaços isolados, sem contato com a sociedade escolar, manutenção de um profissional para seus cuidados meramente fisiológicos, manter um programa idêntico ao dos demais alunos.
(    ) A centralidade do aprender está no aluno, adaptar os conteúdos escolares para o aluno em um âmbito de processo de autorregulação.
(    ) Manter atividades limítrofes para as crianças, manter a quantidade dos conteúdos e não sua qualidade, avaliar de maneira homogênea.
(    ) Buscar variedade de atividades, grande desafio do professor da educação especial, avaliar de maneira adequada a criança, reconhecer e valorizar as diferenças.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	F - V - V - F.
	2.
	A Constituição Federal é a carta magna de nosso país. Todo país democrático possui sua constituição. Não é diferente em nossos pais. No que diz respeito à Educação, também possuímos a partir da Constituição Federal um documento que é o norteador de toda a estrutura educacional nacional. Estamos falando da Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Sobre a LDB, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Possibilidades de construir uma educação eficaz, trazendo certezas e ordem para sua concretização.
(    ) Este documento nos dá condições de utilizá-la como roteiro de caminhos e condutas para sua efetivação.
(    ) Este documento retrata a ineficácia do processo educacional brasileiro e exige algo que não é cabível na educação.
(    ) A LDB tornou-se um documento evasivo e desnecessário na elaboração de planos de aula e de administração escolar.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	3.
	As política públicas, ao serem construídas, passam por estágios, os quais são necessários para que ocorra uma melhor flexibilidade e execução. Estas etapas não podem ser desconsideradas. Quanto à ordem de sua aplicabilidade, da primeira à quinta fase, analise as sentenças a seguir:
I- Formação de agenda, formulação de políticas, processo de tomada de decisões, implementação, avaliação.
II- Tomada de decisões, implementação, formação de agenda, formulação de políticas, avaliação.
III- Formulação de políticas, implementação, tomada de decisões, formação de agenda, avaliação.
IV- Seleção de prioridades, soluções ou alternativas, escolha de ações, execução das ações, avaliação.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	Somente a sentença IV está correta.
	4.
	Ao tratarmos de política, estamos nos direcionando ao que realizamos cotidianamente. Querendo ou não, tornamo-nos políticos em nossa casa, em nosso trabalho, pois necessitamos de regras para que as coisas sejam realizadas de maneira objetiva e eficaz. Se não fizermos, estaremos fadados à desordem. Assim sendo, dentro da política, encontramos um elemento que é de grande desejo de todos. Que palavra é essa que acompanha a política?
	 a)
	Direito.
	 b)
	Poder.
	 c)
	Desordem.
	 d)
	Superioridade.
	5.
	A política é uma ciência da qual todos nós participamos e, muitas vezes, não nos atentamos a ela. Achamos que é algo para os políticos e que nossa participação é desnecessária. Frente a isso, necessitamos mudar nossa visão, pois desde o momento em que acordamos até o momento de deitarmos estamos vivenciando políticas. Dentro da história da humanidade, a política sempre se fez presente e tem sua raiz na Grécia Antiga com os filósofos Aristóteles, Platão, entre outros. Sobre a política, analise as seguintes sentenças:
I- Regras de organização a serem seguidas pelos integrantes de uma nação.
II- Política é o que os governantes realizam a cada quatro anos, preocupando-se com seu bem-estar.
III- Política é uma ciência com movimentos na qual tanto governantes como população se integram.
VI- Política é essencialmente a busca de votos pelos candidatos para ganhar o pleito.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	Somente a sentença IV está correta.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	6.
	Ao tratarmos da LDB em seu Título I da Educação, no artigo 1º no inciso 2º, que trata do atrelamento ao mundo do trabalho e a prática social, a educação recebe quatro conceitos estruturantes que determinam o envolvimento do indivíduo no processo social do trabalho.  Estes quatro conceitos são a prática social, mundo do trabalho, movimentos sociais e manifestações culturais. No que diz respeito às manifestações culturais e ao mundo do trabalho, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As manifestações culturais são expressões da cultura determinadas pela sua superioridade.
(    ) O mundo do trabalho é uma ação desenvolvida pelo homem para a busca de seu bem-estar pessoal e de transformações sociais.
(    ) As manifestações culturais são para a antropologia expressões da cultura, em que o homem constrói seu mundo através de seu trabalho.
(    ) O mundo do trabalho é uma ação que leva o homem à escravização e determina no que, quando e quanto deverá trabalhar para conquistar seu lazer.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - F - V - F.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	F - V - V - F.
	7.
	Em nosso país, vivemos uma democracia, que para ser exercida necessita de leis que a fomente. Estas leis devem ser respeitadas por todos os membros formadores do país. Cabe a cada um obedecer estas leis e verificar quais os seus direitos. Podemos dizer que é a cartilha na qual os cidadãos aprendem os seus direitos e deveres. Com relação a isso, estamos falando de que documento?
	 a)
	Constituição Federal.
	 b)
	Parâmetros Curriculares Nacionais.
	 c)
	Lei de Diretrizes e Bases da Educação.
	 d)
	Base Comum Nacional.
	8.
	Na construção das políticas públicas, encontramos diversos atores e também muitos percalços, que em nossa sociedade contemporânea estão bem visíveis. Com isso, no transcorrer da construção destas ações ou projetos que formam as políticas públicas, deparamo-nos com  momentos em que estas ações solicitadas pela população não são aceitas e acabam criando situações de embate. Como este embate pode ser entendido?
	 a)
	Como um momento de algazarra.
	 b)
	Como um momento de violência física.
	 c)
	Como um momento de agressão verbal.
	 d)
	Como um momento de busca de soluções.
	9.
	As Políticas Públicas em sua constituição não podem ser percebidas como uma iniciativa unidirecional ou fechada do Estado. É preciso que o prisma analítico das políticas públicas permita uma interrogação constante sobre a natureza evolutiva doEstado e das relações entre espaço público e privado. Há muitas possibilidades de análise dessa interação entre demanda social e ação governamental, o que permite dizer que uma política é, ao mesmo tempo, um constructo social e um constructo de pesquisa (MULLER; SUREL, 2002 apud SOUZA, A. R., 2016). Isso significa que a tentativa de auxiliar na formação de investigadores que tratem dessa matéria, não pode tomar os produtos da política como simples resultado da intenção do governante de plantão sobre os problemas que se lhe apresentam. Ao detectarmos, portanto, problemas sociais, os governantes e a sociedade civil organizada necessitam buscar meios, como as Políticas Públicas para o desenvolvimento de programas e ações que diminuam a situação encontrada. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
(    ) Políticas Públicas são utilizadas somente no que dizem respeito às questões econômicas de um país em desenvolvimento.
(    ) Políticas Públicas são ações que envolvem diversos segmentos da sociedade e auxiliam na qualidade de vida da população e aplicada pelos governantes.
(    ) Políticas Públicas são movimentos relativos a partidos políticos que compreendem sua posição de promotores da verdade.
(    ) Políticas Públicas são ações que envolvem tanto a economia de um país como o envolvimento da sociedade organizada e aplicada pelos governantes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: SOUZA, A. R. A política educacional e seus objetos de estudo. Revista de estudos teóricos e epistemológicos em política educativa. v. 1. n. 1., 2016.
	 a)
	F - V - F - F.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	10.
	As universidades também estão elencadas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que em seu artigo 207 afirma que elas possuem autonomia didático-pedagógica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial. Com isso, podemos perceber que as universidades possuem condições de gerir sua estrutura tanto física como pedagogicamente. No que diz respeito à didática-pedagógica, analise as sentenças a seguir:
I- A autonomia didático-pedagógica tem a ver com a liberdade de construir seus currículos, organizando-se conforme a clientela que o cerca.
II- A autonomia didático-pedagógico é restrita ao que tange à construção do currículo, sendo este voltado a interesses particulares da minoria.
III- A autonomia didático-pedagógica dá a possibilidade de a instituição abrir e fechar cursos, tanto de graduação como de pós-graduação e extensão.
IV- A autonomia didático-pedagógica significa que as instituições podem conduzir sem restrições as atividades de ensino e aprendizagem.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença IV está correta.